segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A cirurgia

Quando cheguei no consultorio da Dra Josenice, indicada pela minha amiga Adriana, fiquei espantada quantas mulheres estavam lá... Seriam todas elas em busca de uma gestação? Mais apreensiva ainda eu fiquei. Quando ela me chamou, eu ja estava com o exame nas mãos, frias e tremulas. Algo me dizia que não estava tudo bem... Mal consegui falar minha história, o Alisson teve que continuar pra mim. Ela percebeu nos meus olhos o nervosismo e a ansiedade e me disse calmamente: "Seu caso é cirurgico, temos 2 opções, por cirurgia aberta ou videolaparoscopia". Meu coração parou! Nunca fiz uma cirurgia. Vai dar errado, eu não vou conseguir ter meu bebê, só passavam coisas ruins na minha cabeça, comecei a chorar.. Ela tentou me acalmar dizendo que isso é comum, etc etc etc, mas neus pensamentos estavam confusos... Eu ja tinha feito todos os exames, faltava somente o risco cirurgico para marcar a cirurgia!

Os meus proximos dias foram muito dificeis... Parece que quando o problema é com a gente, é maior e mais pesado... Na verdade, acho que a gente não acredita na dor do proximo, com a gente é pior. Ficava pensando como aquilo poderia ter acontecido, o que causou, como, quando, porque? Fui pesquisar na internet... várias pessoas com o problema, umas tinham tido sucesso, outras ainda lutavam... A Dra me explicou que meu tratamento seria assim: 1º a cirurgia, depois eu esperaria por uns 4 a 5 meses para engravidar normalmente, caso não acontecesse, tomaria medicações para induzir a ovulação, se ainda assim não conseguisse engravidar, poderiamos pensar em uma FIV (fertilização in vitro), que custa aproximadamente 15 mil cada tentativa... Não tem problema, eu trabalharei para isso! Pensei!

Os dias se passaram, fiz o exame do risco cardiologico, me lembro que estava tão nervosa que não soube falar nada da minha vida pro médico, disse que nunca tomei anestesia, nunca fiz cirurgia, nunca nada! Depois com a conversa fui falando que ja tinha feito ate exames que precisavam de anestesia! Na hora esqueci de tudo!

Lembro que estava fazendo aulas de pilates na epoca, e na minha ultima aula só fui para não perder o horário.. lá encontrei um anjo, sabe aquelas pessoas que falam as coisas certas na hora exata? Era ela... sai de lá tão bem, com o espirito tão aliviado... Ela me disse que eu não tinha o direito de estar triste daquele jeito, e me contou que ja tinha feito 2 cirurgias para se tratar de um cancer na tireoide... e me disse assim: "Eu fiz 2 cirurgias para salvar minha vida, voce vai fazer uma para trazer uma nova vida!" Aquilo me marcou... Resolvi ser forte e encarar, vou conseguir realizar meu sonho... No mesmo dia tive um super problema com uma cunhada, esse fato não vale a pena ser comentado, foi literalmente uma bofetada num momento que eu não estava preparada, ela me disse uma coisa que marcou demais, "Você não esta conseguindo engravidar de tão ruim que você é!", Isso me doeu, mas me doeu tanto, que só eu sei explicar... Não tive reação, não falei nada, não xinguei, não bati, não expressei, apenas chorei... Hoje fico pensando que por maior que seria minhas diferenças com ela, ela não tinha o direito de falar isso... Tinha apenas 4 dias que eu sabia do meu problema, e ela era mãe!

Desavenças a parte, era o momento de me concentrar e rezar! Estava com tanto medo da cirurgia... Esse conflito serviu para que eu ''dividisse'' minhas angustias... E o tempo foi passando...

21/10/11 - Era hoje! Alguns dias antes eu fiquei forte, tranquila... tinha certeza que daria certo. No dia, acordei angustiada, nervosa, não me contive, chorei, desesperada... Quando entrei no Centro cirurgico, estava em pânico... Mas Deus realmente faz as coisas certas, a médica se atrasou, e muito! O procedimento estava marcado para as 12h, e começou as 16h... Foi tão bom isso! Voltei para o quarto, fiquei com meus pais, a minha irmã e o meu marido! Quando chegou a hora eu estava tranquila, brincando... As enfermeiras me arrumaram e o anestesista chegou para me sedar! Ele disse assim, respire bem fundo que agora você vai dormir, e pense em coisas boas, ai eu pensei "Maria, minha mãe, passa na frente" Acordei quase 3 horas depois, passei a mão na barriga, estavam somente os furinhos!!!! Tinhamos combinado que seria por video, mas a Dra esclareceu que se ocorresse algo inesperado, iria abrir tipo cesariana!

A cirurgia foi ótima! As 2 trompas estavam com aderencia nos intestinos. Havia um foco de endometriose, mas ela tirou. Não mechemos nos miomas, apesar do tamanho, optei por não tira-los. Meu medo era acontecer alguma coisa e eu perder o utero, e como não atrapalharia a gestação, optei por depois tira-los! Depois, se Deus quizer, muito depois, depois do meu bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário