terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O 2º ciclo

Hoje minha 'visita' chegou... Eu estava ansiosa, por mais que tenha tentado desviar meus pensamentos, não tem como não se frustar ao 'vê-la'! Resolvi colocar aqui sobre o ciclo mestrual, apesar de saber, leio sempre sobre ele, tentando encontrar uma mágica para essa gestação!

O ciclo menstrual tem a duração de 28 a 32 dias, terminando com a menstruação. O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo seguinte.  Durante o ciclo ocorrem dois fatos importantes. Primeiro: o ovário emite um óvulo, que é  a contribuição da mulher para a fecundação.  O óvulo é uma célula lançada na trompa, um canal que liga o ovário ao útero.  Este lançamento é feito no meio do ciclo, isto é, entre 14 e 16 dias a contar do primeiro dia da menstruação. Quando o espermatozóide se funde com o óvulo, este passa a chamar-se ovo, cujo desenvolvimento resulta no embrião, mais adiante então denominado feto, que vai crescer no interior do útero por nove meses, até o parto. O segundo fato importante é que o óvulo é produzido em um componente do ovário de forma vesicular, o folículo.  Depois de lançar o óvulo, o folículo transforma-se em uma estrutura denominada corpo amarelo, assim chamada devido à grande impregnação de gordura.  O corpo amarelo produz um hormônio (a progesterona) que promove modificação especial da camada de revestimento da cavidade uterina, preparando esta mucosa para o recebimento e sustento do ovo, caso tenha havido a fecundação.  Assim, a cada mês, após a ovulação (portanto na segunda metade do ciclo), o útero prepara-se para receber um ovo.  Quando isto não ocorre, o tecido preparado elimina-se com o sangue na menstruação. 

O que mais me preocupa são esses tais de folículos, quando eu estava fazendo os exames pré operatórios, a Dra me explicou que a contagem dos meus foliculos estava baixa. Geralmente na minha idade, são 10 e eu estava com 03.. Mas, para engravidar, eu só preciso de 01!! Vou focar nisso. Pelo que ela me explicou, a segunda etapa do tratamento, caso ate lá eu nao engravide, será a indução através de medicação! Se Deus quizer não precisarei, pois até lá, conseguirei ter meu bebê!

O engraçado é que a cada mês, a expectativa é maior, o desejo de ser mãe aflora... você só encontra mulheres gravidas nas ruas, só vê lojas de bebê, as crianças te perseguem... Parece que todas as mulheres do mundo que vc conhece estão gravidas ou ganhando seus bebes, e vc não para de se perguntar, pq ainda não aconteceu comigo, será que eu não sou capaz de ser mãe? Será que não mereço???

Nenhum comentário:

Postar um comentário